destaques e

novidades do mundo tecnológico

Confira novidades em primeira mão de novas tecnologias

ChatGPT e Inteligência Artificial na Educação

ChatGPT e Inteligência Artificial na Educação

O que é o ChatGPT?

Ele é um robô virtual capaz de responder a perguntas e atender a demandas que vão desde compor uma canção a escrever um artigo acadêmico sobre um tema determinado. É possível resolver problemas matemáticos, desenvolver códigos de programação e até pedir sugestões de ideias para projetos ou questões pessoais, ainda que o próprio ChatGPT avise que não possa emitir opiniões.


O sistema foi criado pela OpenAI, empresa norte-americana fundada em 2015. Abastecido com um volume muito grande de textos e informações disponíveis na internet e treinado por técnicas de aprendizado de máquina, o modelo de linguagem usado dá ao robô a capacidade de prever palavras e frases que são escritas em um contexto específico a partir do "prompt" feito pelo usuário, ou seja, as perguntas - ou os comandos. É como um corretor automático do celular, que deduz estatisticamente qual a próxima palavra que você usaria, mas com essa capacidade turbinada com um volume muito grande de informações lidas previamente pelo robô.


GPT é uma sigla para "Generative Pre-Trained Tranformers". "Em termos menos técnicos, a técnica Tranformers consegue entender como cada palavra está relacionada com todas as outras da frase. A técnica identifica as palavras mais importantes e as coloca em ordem, em um processo de tradução", afirma o professor da área de Telecomunicações Câmpus São José Mário de Noronha Neto, que pesquisa questões relacionadas à tecnologias de comunicação sem fio, análise de dados e Inteligência Artificial. Generative significa que o modelo pode gerar textos semelhantes aos que foram utilizados no treinamento prévio, ou seja, Pré-Trained, realizado com uma grande quantidade de dados.


"O fato do ChatGPT gerar textos parecidos com os de humanos vem do processo de treinamento não rotulado, ou seja, dados sem um propósito específico que foram utilizados para o modelo identificar a estrutura e as especificidades do idioma em que está sendo treinado, que faz o modelo aprender estrutura e especificidades de um idioma, sendo capaz de gerar textos com muita similaridade aos que foram utilizados em seu processo de treinamento", explica Noronha, que já foi chefe do Departamento de Inovação do IFSC e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.




Como o ChatGPT pode impactar na Educação?

A questão do emprego e do papel dos educadores também se torna um debate quando falamos da presença da Inteligência Artificial na educação. Fabrício Spricigo, pedagogo do Câmpus Criciúma do IFSC e doutor em Educação pela Udesc com uma tese sobre as transformações da educação no contexto da sociedade 4.0, lembra que algumas instituições de ensino já adotam, por exemplo, robôs para a correção de provas de estudantes, o que pode reduzir postos de trabalho e prejudicar a qualidade do ensino.


"Outra questão que assusta os professores é a questão do próprio plágio e da fonte. Se o estudante consulta suas produções textuais somente a partir dessa base de dados, como já temos o Google, o Chat GPT vem nesta mesma linha mas de modo mais aperfeiçoado, porque a Inteligência Artificial já faria esse trabalho [de conexão dos conteúdos], o que poderia ser utilizado de forma a burlar o sistema educativo, a forma como a avaliação é realizada hoje", afirma.


ChatGPT: inimigo ou aliado?

A discussão que se abre diz respeito às possibilidades trazidas pelo ChatGPT e ferramentas similares. E sobre a postura que a escola deve adotar diante delas.


"Esse será mais um desafio a ser enfrentado. Já ficou provado por meio de outras tecnologias que proibir não é o caminho. As tecnologias estão aí, mudaram a maneira como realizamos várias atividades no nosso dia a dia, então com a educação não seria diferente. O professor precisa compreender essa tecnologia e buscar estratégias, de modo que ela possa ajudá-lo no processo de ensino e aprendizagem. Assim, ela poderá ser uma nova ferramenta para ajudá-lo na busca de estudantes mais críticos, reflexivos e preparados para avaliar ideias e construir seus próprios argumentos", diz a professora Michele Guizzo.

Qual é o futuro da escola?
O pedagogo do IFSC Fabrício Spricigo sustenta que as mudanças são mais amplas que o uso de assistentes virtuais ou outros recursos por alunos e professores. As transformações no mundo do trabalho provocadas pela tecnologia exigem que a própria escola se transforme. Se a Inteligência Artificial pode executar tarefas repetitivas, ocupando até mesmo o lugar do humano, e auxiliar estudantes e professores na busca de informações e na solução de problemas, o papel da escola deveria se ampliar, promovendo uma formação de cidadãos capazes de encarar o mundo em constante transformação.

Fonte: https://www.ifsc.edu.br/web/ifsc-verifica/w/quais-os-impactos-do-chatgpt-e-da-inteligencia-artificial-na-educacao-
« VOLTAR

CONTE COM NOSSA AJUDA

A SOFTINSIDE trabalha com as melhores tecnologias para o desenvolvimento sustentável e escalonável do seu negócio.

As melhores soluções em tecnologia para sua empresa.

Entre em contato »
Rua Prudente de Morais, 1871
Sala 42 - 3º Andar • Centro
Ribeirão Preto • SP • Brasil
16 3235-0039
16 3235-0049